1- MANACÁ DA SERRA
O manacá-da-serra é uma planta muito conhecida na flora brasileira, nativa da mata atlântica, esta árvore de pequeno porte é notável por sua intensa floração tricolor branca, rosa e violeta que ocorre simultaneamente. A cor da flor está relacionada com sua idade, desabrocham brancas, passam pelo rosa e vão se tornando violetas gradativamente. Pode chegar à 5 m de altura.

2- DAMA DA NOITE
Também conhecida como Murta de Cheiro, Jasmim Laranja ou Murta dos Jardins, a Dama da Noite embora seja muito apreciada na jardinagem e paisagismo, se trata de uma planta tóxica , por isso, é importante ter cuidado durante seu cultivo e manutenção. A espécie pode atingir até 7 m de altura e além de ser cultivada como árvore também costuma ser uma excelente opção como muro verde (cerca viva).

3- FLAMBOYANT MIRIM
O Flamboyant Mirim também faz parte da lista de árvores para calçada. Essa espécie é considerada de pequeno porte, já que pode atingir de 3 a 4 metros de altura. Sua floração ocorre entre os meses de setembro e maio. Suas flores dispostas em cachos embelezam os bairros e podem ser encontrados em tons de amarelo, laranja, vermelho, rosa e branco.

4- IPÊ
O Ipê é uma das árvore nativa mais utilizadas na arborização urbana das cidades. Isso acontece, devido sua florescência anual que traz inúmeras flores em diferentes cores (amarela, rosa, roxo, branca…) e suas raízes profundas que não danificam as vias. Contudo, essas árvores são identificada como plantas de grande porte, já que podem atingir mais de 8 metros de altura e cinco metros de copa. Por isso, antes de cultivar é fundamental avaliar o espaço do local onde o Ipê será plantado para que seu crescimento não seja prejudicado.

5- NOIVINHA
Também é conhecida por outros nomes populares como: mês de maio; neve da montanha; cabeça branca; leiteiro-branco; cabeleira-de-velho; flor-de-criança e chuva-de-prata. Durante o mês de maio, suas folhas verdes, ficam brancas, tornando-a linda e encantadora. Em junho suas folhas já voltam a coloração verde. É uma árvore de porte pequeno, que não atinge 3 metros. Não agride a calçada e nem prejudica a fiação elétrica.
